terça-feira, 9 de março de 2010

Anti - Carpe Diem

Horácio, há mais de dois mil anos, já advertia: “Encurta a esperança, pois a vida é breve. Enquanto falamos, terá fugido ávido o tempo: Colhe o instante, sem confiar no amanhã”. Assim surge a expressão “Carpe Diem”, idolatrada pelos jovens do mundo todo, há tanto tempo.
Eu, porém...
Não quero viver só do hoje. Quero viver das minhas lembranças, sobre a base da minha história. Quero cultivar tudo o que vivi na trajetória que me trouxe até este instante. Não quero, de forma alguma, remoer meus erros, mas seria incapaz de apagá-los da minha memória. Porque, afinal, parte de mim depende do ontem.
Eu, porém...
Não quero viver só do hoje. Quero viver dos meus sonhos, sob a luz dos meus desejos. Quero traçar planos para um caminho que se estende a minha frente a partir deste instante. Não quero, de forma alguma, esquecer o agora, mas seria incapaz de viver sem a possibilidade do futuro. Porque, afinal, parte de mim depende do amanhã.
Nunca entendi o tal conselho: viva hoje como se fosse o último dia da sua vida. Oras, imagina que triste seria viver a vida com olhos de despedida. Melhor é viver com a esperança do amanhã, para, então, poder fazer do hoje um passado bonito de se lembrar.
 
 
 

4 comentários:

  1. Oi Nina!!!
    Eu vejo que é apenas uma questão de ponto de vista, no fundo queremos todos a mesma coisa!!!

    O que precisamos é viver bem, cada minuto da nossa vida, sendo ele o último ou se pensarmos nele no dia de amanhã.

    Temos que viver o HOJE de forma intensa, procurando fazer o bem, emanando paz neste mundo que carece tanto de paz!

    Afinal o dia que não tivermos mais aqui, com certeza queremos ser lembrados pelo maravilhoso gestos e boas obras que deixamos!!

    Fique com Deus
    Bjs
    Jacke
    Obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Nina. Sou muito saudosa e muito sonhadora. Tenho saudades da barriga, amo minha filha com dois meses e mal posso esperar para ouvir suas primeiras palavras. Queria ter tudo ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ah prima, vira e mexe eu venho aqui, leio seus textos, e não comento. Sinto saudade daquela época feliz em que nos víamos sempre (:
    E sabe, também penso como você. Eu não vivo no meu passado, digo, presa à ele, mas com certeza encontro forças nele pra seguir em frente. Só não gosto de ficar pensando por muito tempo nisso. E sobre o futuro: não me preocupo tanto assim com ele. Talvez isso mude com o tempo, vai saber.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Concordo. É preciso sim sonhar com futuro.
    Senão que sentido teria a vida?
    É pelo futuro que tentamos fazer o melhor a cada dia né?
    Bjs!

    ResponderExcluir