Justo você, tão inteligente, chegou em casa triste porque não era boa aluna. Os elogios da professora ficaram com o aluno obediente, que de tanto obedecer não teve tempo para questionar nem inventar nadica de nada. Na hora da lição de casa, completou a atividade com esnobe facilidade. Teve tempo de sobra pra enfeitar a folha de exercício com letras customizadas e desenhos inusitados. De repente lembrou-se do elogio que não ganhou e imediatamente colocou a borracha semi-nova em ação. Sobrou na folha só aquilo que o enunciado pedia.
Nesse mesmo dia eis que surge na internet um concurso estimulando a criatividade infantil. A chamada para inscrição estacionou na minha tela de computador como uma ambulância escandalosa que veio socorrer minha pequena inventora, cuja criatividade encontrava-se gravemente abalada.
Espalho os lápis e canetinhas na mesa e a coloco diante do universo infinito que oferece uma folha de papel em branco. Crie, minha filha. Não há limites para sua imaginação.
Inscrevo seu desenho no concurso e saio em busca de votos. Cada vez que a luz dos seus olhinhos se apagava eu me empenhava com mais garra na campanha. Mãe alucinada e inconveniente. Pois bem, filhotinha. Conseguimos. O ratinho colorido que nasceu dos seus traços é tão lindo que agora vai parar nos quatro cantos do mundo.
E eu nem ligo se isso é chamado de mimo ou superproteção. Aqui em casa, no nosso universo, chamemos isso de amor. E não se esqueça do que a mamãe sempre diz: as pessoas mais importantes do mundo são as inventoras.
*Foto: Larissa Anzoategui
Gostaria de agradecer de todo coração a todos vocês que participaram da campanha e ajudaram a colocar o ratinho da minha pequena na coleção da Stella McCartney! Quando fiz a inscrição no concurso há pouco mais de um mês eu não poderia imaginar que isso iria tomar a proporção que tomou. A campanha rodou o mundo, trouxe pra perto amigos que tinham se perdido no tempo, trouxe novos amigos. Mas o que mais me comoveu foi ver o empenho absolutamente gratuito de pessoas que eu sequer conheço e que vibraram com a vitória como se Rainbow Mouse fosse o time de futebol do coração em final de copa do mundo. Eu, romântica de carteirinha, fico emocionada de ver essa vibração tão doce que partiu da minha princesa (a "Prin") se alastrar tão rapidamente por este mundo. Além de super orgulhosa, hoje sinto um otimismo enorme de que gente solidária consegue coisas inimagináveis. Que a internet continue unindo pessoas em prol de coisas muito maiores do que este concurso.
What goes around, comes around.
Love, Love, Love....
Nina Fiuza
Eu votei,eu votei e fiquei muito feliz com o resultado,pedi pro meu marido ,cunhado,enfim todos votaram.Sou fã do seu blog, parabéns!
ResponderExcluirque post lindo! parabéns por incentivar a criatividade da sua filha, todas as mães (e as escolas também) deveriam fazer isso!
ResponderExcluirtodo mundo está muito feliz com a conquista! beijos
Que é lindo esse post, mas não chega nem perto da beleza da sua pequena "gigante", que entra de mansinho e sempre toma conta dos nossos corações. Do meu, pelo menos, com certeza! Curti demais o post... curti o ratinho e a campanha! Mas curto mesmo é esse relacionamento inspirador MÃE/FILHA... Parabéns a vocês duas! Já disse um monte de vezes, mas e daí? :) Amo demais! Beijocas ao quadrado!!! Cecilia Diniz
ResponderExcluirArrepiei e os olhos ficaram cheios de lágrimas com a sensibilidade e o amor deste post! Vibrei com o resultado, como se o desenho fosse meu ou da filha que ainda não nasceu. Parabéns por ser essa mãe tão dedicada!
ResponderExcluirHoje em dia no mundo do trabalho fala-se muito em inovação. É preciso buscar a inovação, faltam profissionais inovadores, o que faz um empreendedor é a inovação. Acontece que inovação é criatividade pura, coisa que o ser humano tem em abundância, mas que a sociedade e as escolas matam ainda bem cedo. Ta cheio de gente por ai que diz que não tem criatividade. Isso se deve a uma cobrança excessiva e errônea que é depositada nas crianças para que se comportem, não façam arte, não gritem, não corram, não se dispersem. O que deveria ser ensinado é que tem mesmo é que ser criança e usar e abusar da criatividade o máximo possível, que ser diferente é bom e que o excelente não é somente aquilo considerado certo. Não é necessário domesticar as crianças para que elas sejam comportadas. É só ensinar que tem hora que tem que se comportar e fazer o que é certo, mas que no resto do tempo pode e deve inventar com tudo o que tem disponível para isso! Parabéns a você pela forma com que lidou com a crise da criatividade da sua pequena e parabéns a pequena pela grande conquista! Eu também votei!!
ResponderExcluirse eu pedisse a santo antonio uma nora, nem de longe eu imaginaria tantas coisas boas juntas numa só pessoa. e mais, nunca nem nos meus mais belos sonhos conseguiria imaginar o fruto dessa
ResponderExcluircriatura,a pequenininha que é grande já...imagino o próximo fruto que vai ser assim tão amado.
obrigada por existir e ser mãe da minha neta...mulher do meu filho. te amo...
Cada dia que passa aprendo mais com vc sobre filhos e maternidade. É incrível como vc lida com sua pequena, e fico muito feliz de poder acompanhar, mesmo de longe, vcs duas. Parabéns pela filha linda e talentosa, pelo sucesso de vcs, pela mãezona que vc é, e por mais um belíssimo texto!
ResponderExcluirparabéns para Ana Letícia e mamãe Marina! Super merecedoras!!!!!!!!!!! Beijo grande querida!
ResponderExcluirTexto lindo Nininha!
ResponderExcluirPoxa to tao chateada que nao tenha vindo aqui e lido o post, nem tava sabendo de nada :-(
mas to feliz, claro,que coisa maravilhosa, gente, o ratinho ficou tao, tao mas tao legal! E eu nem to acreditando que vcs ganharam, vcs vao sair numa camiseta da Stella?? que é isso?? é DEMAIS Nina! mt legal! será se vao ser camisetas limitadas?? Quero mt comprar e sair por aí dizendo que conheco a mae da criadora do desenho..ai que emocao!
Mts parabéns a filhota linda, e tao criativa.
Ahh, e que lindo o que sua sogra escreveu aqui, ai meu Deus, família linda!
Que lindo seu post...
ResponderExcluirVc é uma mãe SUPERPROTETORA,AMOROSA E LINDA!!!
Parabéns pelo seu empenho em ser uma mãe mais que especial!!
beijos Déia
Mil parabéns, Nina! Nós, mães, temos de resgatar aquilo que a educação formal tenta massacrar.
ResponderExcluirLindo seu post!
ResponderExcluirAdorei o seu blog e já virei de casa!
Passa lá no nosso cantinho e seja bem-vinda!
Bjo Jana
por essas e outras que ela mais que mereceu ganhar!
ResponderExcluirtodas as crianças do mundo deveriam ter uma mãe com o coração tão enorme quanto o seu!
parabéns!!!!!
bjo
Parabéns demais pra vcs duas. Eu votei e saí postando o link em todos os lugares. Parabéns de novo.
ResponderExcluirMil beijos.
A propósito, a professora ficou sabendo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá querida
ResponderExcluirNão sei se aconteceu com seu blog, mas ontem a BLOGGER falhou e perdeu todos os meus comentários e o meu post.
Acabei de refazer e se for possivel entre novamente e volte a concorrer.
Desculpe o transtorno.
Obrigada pelo carinho!
bjs
Tatiana Bonotto
Adorei o blog!
ResponderExcluirPassa pra conhecer o meu www.ateliemaribaby.blogspot.com
Se já tinha achado demais ela vencer, depois de saber desta história, então... Mãe e filha criativas estão de parabéns. A professora dela bem que deveria ler este texto. Aliás, todas as professoras, né?
ResponderExcluirBeijos