terça-feira, 14 de abril de 2009

Notícias pós-lua-de-mel


-->
Olá minhas amigas queridas. Como vão vocês? Por aqui vai tudo ótimo. Estou curtindo bastante a minha vida de recém casada. Resolvi dar um “break” enquanto as roupas delicadas (antipatiiiia) que devem ser lavadas a mão estão de molho para vir escrever pra vocês e contar um pouco da minha vida no último mês.

Depois de ter me acostumado com o ritmo de trabalhar fora, resolvi que tinha que ser útil em casa para compensar o dinheiro que eu não ganho. Gastei toda a minha energia nas duas primeiras semanas limpando este apartamento. Eu sei que metade de vocês não vai acreditar, com certeza minha mãe não vai, mas eu estava obcecada por limpeza. Escalava as janelas para limpar as frestas, passava aspirador de pó nos minúsculos vãos entre os tacos antigos (devo ter tirado poeira do século passado que estava ali), quase entrava dentro dos ralos pra ter certeza de que todos os fios de cabelo tinham saído de lá. É claro que no fim do dia eu estava exausta e frustrada porque além de não ter limpado tudo o que tinha para ser limpo (SEMPRE há um cantinho que a gente esquece. No dia seguinte à faxina geral você encontra uma teia de aranha atrás da TV e ela olha pra você e diz: “há! Você não me acho-ou, eu ganhe-ei!), eu estava descabelada, suada e exalando um perfume de Veja com querosene.

É claro que isso rendeu algumas brigas de casal, como no dia em que meu marido muito calmamente foi cortar as unhas do pé com o seu delicado Trim no meio da sala que já havia sido varrida-aspirada-espanada.

Então resolvi mudar de postura (ainda estou escolhendo que tipo de esposa eu vou ser) e não me importar tanto com limpeza. Percebi que estava sendo um pouco neurótica depois de definir uma linha na cama de casal porque meu marido dormia com todos os germes da cidade grande sem um banho no fim do dia. Desencanei total, fiquei “sussa”, como dizem os paulistas. Acordei um dia e
resolvi fazer minha unha, passear no shopping, assistir TV, ler meu livro...

(Pausa para falar do livro que estou lendo. Ele é ótimo, ótimo mesmo. A vida “tranqüila” que eu tenho levado me permitiu, no último MÊS, sair do início da página 48 para o meio da página 48).

Em dois dias a casa foi atingida por um furacão. Brinquedos, livros, sapatos por todos os lados. Copos então... nem se fala. Parecia aquela casa do filme “Sinais” em que a menina tinha mania de beber água e espalhava copos por todo o canto. Pelo menos se formos atacados por alienígenas estaremos salvos, pensei.
Suuuuussa, sussa eu vi que não dá pra ficar. Então resolvi... bom, não resolvi nada por enquanto. Esse dia que estou narrando é o dia de hoje. Depois desse e-mail vou ter que dar um jeito na bagunça.

Bom, tirando as questões de limpeza... tem a nossa filha, princesa máster. Só agora eu estou percebendo quanta ajuda tinha antes de casar. Agora não tem mais que faça um mamá nem ocasionalmente, sou eu quem tem que preparar todas as refeições, fazê-la engolir as refeições e depois escovar seus dentes. Sou eu quem tem que levá-la e buscá-la na escola (essa hora é sempre uma loucura. Não importa o que eu esteja fazendo eu tenho que largar tudo e ir tomar uma ducha, maquiar e colocar uma roupa decente. As outras mães são chiquerérrimas... tenho que ir apresentável para a escola). Sou eu que dou todos os banhos, lavo todas as roupas... inclusive os uniformes que tem que ser lavados à mão diariamente. Sou eu quem lê as histórias antes de dormir, arrumo os brinquedos, tiro a poeira do quarto... (Travei guerra contra o mofo do armário dela. A cada dois dias eu entro naquele quarto com uma fralda amarrada no nariz e segurando um balde com vinagre e álcool, aspirados e secador de cabelo para mais uma batalha. Maldito mofo!). Fazer todas essas coisas de mãe cansa também, mas ao contrário dos outros trabalhos domésticos, esse me faz sentir bem. É como quando a gente vai fazer uma escova e sai do salão com o ego lá em cima, feliz e confiante na nossa feminilidade. Quando acabo com a minha mão lavando o uniforme manchado de tinta me sinto uma super mãe, e eu adoro me sentir assim.

Entrando na feminilidade... eu e meu marido vamos muito bem, obrigado. É incrível como o casamento muda a relação entre duas pessoas. Eu e ele subimos uns trinta degraus na nossa relação depois do casamento. O nosso amadurecimento é constante e visível. É como aqueles grãos de feijão no algodão que são filmados ininterruptamente por uma semana e depois passam na televisão com uma velocidade 20 vezes maior e em segundo a gente vê o grão germinar, crescer, dar folhas... Dá pra sentir a gente crescendo juntos e isso é maravilhoso.

Depois de crises de exaustão, revoltas, empolgações, acho que estou finalmente me adaptando. Não estou neurótica nem irresponsável. E tenho, sim, curtido ficar em casa e poder assessorar a minha filha o tempo todo. Nunca imaginei que seria assim, mas cuidar do lar é até bem legal. Meus vídeos favoritos no Youtube são “dicas para passar camisa social” e “como tirar manchas de desodorante das roupas”. Descobri que o Youtube é um ótimo conselheiro depois de ter usado toda a linguagem chula que eu não usei durante a minha vida tentando dobrar um lençol com elástico. Digitei desesperadamente no Google “como dobrar lençol com elástico” e lá apareceu um link para o queridíssimo Youtube. Desde então ele tem sido minha comadre, trocamos todo o tipo de idéia e eu nunca mais me desesperei frente a um desafio doméstico.

Bom...o tempo está passando e é melhor eu recolher os copos antes que minha casa seja foco de dengue. Só tenho que achar meu avental verde com bico de crochê que minha vó me deu. Ele é a coisa mais prática que eu ganhei porque além de proteger minhas roupas e ser um ótimo pano de prato para emergências, ele disfarça a barriga.


Um comentário:

  1. Marinão, nossa que saudades!
    ADOREI OS TEXTOS! e ADOREI PRINCIPALMENTE SABER, QUE APESAR DE TODA DIFICULDADE Q EXISTE AO INCIARMOS UMA NOVA FASE, VC ESTÁ FELIZ!!!! ISSO É Q IMPORTA!
    MANDE UM BJÃO P A PRINCESINHA E UM ABRAÇÃO P SEU MARIDO OK? E FALA QUE EU MANDEI UM RECADINHO: ELE É UM HOMEM DE MUITA SORTE,POIS ENCONTROU UMA MULHER MARAVILHOSA PARA COMPARTILHAR A VIDA!
    TE ADORO GATA!
    BJOS

    ResponderExcluir