sábado, 17 de outubro de 2009

Os cinco sentidos e a saudade

Na hora da despedida a gente sabe que dali a alguns dias vamos nos rever e que neste meio tempo ambos estaremos muito bem onde estivermos. A gente sabe que não é para sempre.

E mesmo quando for para sempre, a gente deveria saber que o que vale são as lembranças dos momentos juntos, e que essas lembranças são eternas e imortais.

É muito óbvio não sofrer com despedidas, mesmo as definitivas. Afinal, já sabemos que estamos aqui só de passagem e que mais cedo ou mais tarde todo mundo tem que partir de qualquer forma. E apesar de saber de tudo isso, ainda não aprendemos a despedir sem sofrimento.

É certo que o valor das relações não estão nestes nossos corpos. Um corpo perece enquanto uma amizade ou um amor podem durar para além de uma vida. Contudo, também é certo que para conhecer um alguém dependemos dos cinco sentidos que o nosso corpo carrega. O que são relações senão toques, cheiros, sabores, sons e imagens? Não à toa pegamos um objeto nas mãos quando queremos entendê-lo. Não por puro deleite cheiramos uma flor, mas o fazemos para compreendê-la. Como poderíamos conhecer uma flor apenas na idéia?

Portanto, apesar de frágil e limitado, dou ao corpo os créditos pela construção das amizades e amores. E acredito que é por isso que ainda não aprendemos a despedir. Não me basta saber que estão todos bem, longe de mim. Sinto falta das sardas da minha mãe, do cheiro de louro no cabelo da minha avó, do calor do abraço do meu amor. Sinto falta de todas essas coisas que partem da carne e que estão longe de ser superficialidades nas relações humanas.


2 comentários:

  1. Acho que a saudade faz com que o reecontro se encha de encanto - essa alegria compensa e supera o sofrimento de antes. Vc não acha? =)
    Bju =*

    ResponderExcluir
  2. ah meu Deus, que poeta! que bonito isso... eu tbm sinto falta do cheiro de planta nos cabelos da minha vó :(

    vc tem toda razao Nininha, a gente sente mt falta desse contato...

    ahh poxa, sabe qd eu venho aqui, eu paro tudo pra te ler, vc tem uma beleza na escrita, que dá gosto de ver, de ler...parabéns querida!

    ResponderExcluir