quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Antigamente...


Caminhando para a casa dos trinta me vejo cercada de amigos com síndrome de velhice. Os papos sempre começam com aquele “no meu tempo...” e nem se dão conta que, neste tempo aí que eles dizem ser deles, a mesma Xuxa de hoje já era apresentadora de televisão. O que tem me irritado, porém, não é a confusão temporal em que eles se metem, e sim algumas críticas que fazem às crianças de hoje. E é em defesa delas, mais uma vez, que me pronuncio.

Estes velhos falam com o ar da experiência: “No meu  tempo a gente brincava na rua, ficava super feliz com um presentinho que fosse, não passava tempo na televisão nem no computador. No meu tempo a gente inventava brincadeira, não era como os brinquedos de hoje que já fazem tudo sozinhos. No meu tempo... bla, ble, bli, blo e blu”.

Pois me permitam esclarecer algumas coisas:
A infância de hoje é diferente, sim, mas isto está longe de ser culpa das crianças. Digo isso porque nunca vi uma criança sair de casa sozinha e ir à loja de brinquedos do shopping, sacar seu próprio mini cartão de crédito e comprar um milhão de brinquedos de seu gosto. Também desconheço um inventor mirim de brinquedos de alta tecnologia. Aliás, os grandes gênios da indústria de brinquedos eletrônicos são estes mesmos que, trinta anos atrás, passavam horas (sim, senhor) na frente da televisão jogando Atari. E se as crianças de hoje não sabem inventar mais brincadeiras (o que eu muito duvido), não se trata de uma mudança da genética: é só porque elas não têm mais pais para lerem os contos-de-fada todas às noites antes de dormir.

Se as crianças de hoje são diferentes, é porque já não se fazem mais adultos como antigamente.



*Ilustração: Donald Zolan

9 comentários:

  1. Concordo plenamente com você!!! è incrivel que hj em dia as criancas sejam tratadas praticamente como adultos, e as vezes em sua maioria pelos proprios pais! Digo hj e sempre, criança tem que ser crianca, e no que depender de mim a minha filha vai ser!

    ResponderExcluir
  2. Nina:

    Comprei a capa "chapeuzinho vermelho" nesse website Canadense:
    http://www.patouche.ca/

    Entregam no Brasil.....que perigo!

    Custa quase 80 dolares e sim, tem pra criancas de 5 anos....

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Menina! Sabe que eu sempre tive vontade de falar isso pros pais e nunca tive coragem? Mas é principalmente em relação à disciplina. Eles falam: "no meu tempo, meu pai só me olhava e eu ficava quieta. Hoje em dia, meu filho manda em mim". Sim, porque "você" (não você, Nina, mas o você da história! rsrs) é uma banana e seu pai não era. Quando prometia um castigo, cumpria. Quando você fazia alguma coisa errada, ele falava e você entendia; mas hoje você se cala, esperando que a criança se auto-eduque. Depois não adianta reclamar.

    ResponderExcluir
  4. OI, Nina! Obrigada pela visita. Vou adorar manter contato... estou linkando seu blog também.
    See you soon!

    ResponderExcluir
  5. POst perfeito! Como todos, né? rs
    De boa, eu concordo em gênero, número e grau. Pq os brinquedos só acompanharam a evolução tecnológica, mas somos nós q permitimos essa entrada, pq nos ausentamos o suficiente pras nossas crianças quererem isso a uma brincadeira de rua.
    Ontem eu comprei massinha pra Sofia. Daquelas baratas, massa de modelar da Acrilex. E tbm trouxe um pacotinho de M&M's. Adivinha com o que ela ficou feliz? MASSINHA!!! ADOREI! rs

    ResponderExcluir
  6. Concordo 100%, Nina. E mais: a televisão na minha infância era mooooito pior. Xuxa com microshort descendo na nave espacial, Sérgio Mallandro, Mara Maravilha (eu gostava dela, fazer o quê). Fala sério, né? Só se salvavam os programas da TV cultura. Hoje ainda tem muita porcaria, mas pelo menos tem mais opção.
    Seu nome não me é estranho... você é de BH, né? Fiz comunicação na UFMG, talvez tenhamos conhecidos em comum.

    ResponderExcluir
  7. oi, prazer, primeira vez aqui e já vou segui-la.
    concordo completamente.

    até mais :)

    ResponderExcluir
  8. Nina, este não é o post "antigamente", da semana passada? Estou louca pra ler esse "muito na cabeça, nada na barriga", porque estou exatamente ao contrário: muito na barriga, nada na cabeça.

    ResponderExcluir
  9. Nina, Conechi o seu blog hj e ja estou adicionando na minha lista.
    Adorei esse post e bem isso mesmo
    bjs

    ResponderExcluir