quarta-feira, 24 de março de 2010

Limitar para expandir


Antes de termos nossos próprios filhos a gente adora brincar de estilingue: é pedra atirada para tudo quanto é lado. Aqueles pais mimam demais, esses se deixam manipular pela criança, aqueles isso, esses aquilo. Até que a gente põe no mundo um serzinho todo nosso e descobre que não existe coisa mais gostosa no universo do que mimar e fazer nossos filhos felizes.
Educar passa a ser algo bem mais difícil do que a gente imaginava. É tão mais gostoso falar “sim”, é tão bom fazer as vontades dos nossos pequenos... Diante da dificuldade em estabelecer limites os especialistas (geralmente pessoas que não tem filhos) dizem que é preciso preparar as crianças para a vida.  Mas, ora, que coração de mãe gostaria de antecipar qualquer sofrimento ao próprio filho? Quem não quer ter o poder de postergar qualquer desilusão que a vida há de mostrar mais cedo ou mais tarde? Quem não tentará de todas as maneiras amortecer os sofrimentos inevitáveis?
Portanto digo: NÃO, não educarei para preparar minha filha pra a vida, de forma que quando as dificuldades cheguem ela já esteja calejada. Educarei, SIM, mas para auxiliá-la a se descobrir.
É na presença dos limites que desvendamos nossas vontades, nossos potenciais. O homem só inventou o avião porque não possuía asas. Se a nós fossem concebidos todos os gostos do mundo, seríamos apenas um caótico amálgama de possibilidades. Toda forma real tem suas linhas, seus contornos. Hoje eu ainda me descubro cada vez que esbarro em um desses traçados que me limitam. Sei até onde as margens da minha paciência vão, surpreendo-me ao não enxergar onde o meu amor de mãe alcança.  Quando o mundo me impõe um limite eu descubro, insastisfeita, que preciso expandir meu volume. Entre fronteiras vou sabendo quem sou.
Visto assim o limite não é restrição, nem aprisionamento. Porque o limite de uma criança pode alcançar o infinito. 


6 comentários:

  1. Ai colega, que bela reflexão!!
    Sabe, engraçado que ontem psicopedagoga da minha filha me emprestou um livro justamente sobre limites... Confesso que não tenho conseguido impor os limites corretos o que vem acarretando muitos problemas...
    Por isso acho que temos que submeter inclusive em ajudas e dicas literárias e tiver proveito do que o nosso coração acha que dará certo!!

    bjao

    ResponderExcluir
  2. Uma prima minha disse que vai botar os filhos numa escola grande pra eles já irem se acostumando com as dificuldades da vida adulta, a competição, o fato de ninguém estar nem aí pra você. Esse raciocínio pra mim é do tipo: vou dar rabo de porco pro meu bebê pra ele já ir se acostumando a comer feijoada.
    Cada coisa no seu tempo, né?

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto Nina, muito sensato! Rebeka

    ResponderExcluir
  4. Aii , eu concordo em genero numero e grau com você!!E por muitas vezes sou taxada de mãe mole , que não sabe dar educacão pra filha, cheguei a ouvir da minha psicóloga que estou criando um monstro por ir lá no berço toda noite quando ela chora!! Parece que não sou desse mundo?!Agora achei outra ET que nem eu. Obrigada .rsrs Também tenho um blog (sobre a insonia da minha pequena) . Passa lá pra dar um alo. www.lulunaodorme.blogspot.com
    beijo,

    ResponderExcluir