quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Daydreamer

Para uma mente criativa o tédio é um desconhecido. Seja durante um engarrafamento, na sala de espera do médico ou em uma viagem de ônibus: se a circunstância lhe empurra goela abaixo um momento ocioso, basta ativar a imaginação e se divertir.


Quem nunca passou horas pensando o que fazer com o prêmio da mega sena, por exemplo? Essa talvez seja a fantasia mais deliciosa e, portanto, mais comum nas mentes por aí. A gente se entrega tanto a ela que o coração passa a bater mais rápido. “E-se-eu-ganhasse-MILHÕES-agora?” Ah... faríamos viagens, plásticas, compras e mais compras. Depois daríamos uns agrados para nossos irmãos e pais, mas só para eles! Senão não sobraria nada para as nossas extravagâncias. E quando a realidade bate na porta da nossa imaginação, empobrecemos tudo outra vez. Quanto desgosto.


Outra coisa que eu adoro pensar é se o teletransporte existisse. E depois de me animar muito com a idéia de poder estar em Paris neste exato minuto e depois, num estalo de dedos, poder ir dar um abraço na minha mãe, cheguei à conclusão de que o teletransporte causaria problemas demais. Imaginem os ladrões se teletransportando das prisões para dentro das nossas casas, os alunos para fora das nossas salas? Imagina qual seria o congestionamento de pessoas no quarto do Brad Pitt? Como controlaríamos o fluxo de pessoas nos shows com ingressos esgotados? Aliás, pensem que cantor conseguiria fazer um show se as fãs ensandecidas pudessem se teletransportar para cima do palco. Definitivamente, não daria muito certo.


Bom, se eu abandono o teletransporte então posso escolher um outro super poder para mim. Comer o que quiser sem nunca engordar e plantar árvore que dá dinheiro em vez de fruta já estão batidos demais. Então vamos lá, criatividade, manda uma idéia nova para mim.


Sei que não tem muita utilidade mas, a título de curiosidade, gostaria de poder ouvir tudo o que já foi dito sobre mim. Desde que eu era apenas uma idéia na cabeça dos meus pais, até o comentário dos meus professores, alunos, colegas, desconhecidos, amigos e inimigos. Fico imaginando como eu posso ter sido assunto nas casas de pessoas que eu nem mesmo conheço. “Sabe aquela menina, amiga de fulano? Pois é. Ta grávida!” Ou então me ouvir na boca de um alguém que me notou na rua e comentou com um amigo sem que eu sequer percebesse. Seria como ver todas as minhas ocorrências num Google mágico da vida. Com isso eu não pretenderia ver quem foi falso ou não ao falar mal de mim nas minhas costas. Mas acredito que só de ver o número dessas ocorrências eu e minha amiga anã chamada auto-estima ficaríamos um tanto surpresas e dificilmente nos sentiríamos insignificantes outra vez.


Legal também seria ter um panorama de todo o trajeto que já percorremos. Como se deixássemos um rastro por onde andássemos e pudéssemos ver num mapa-múndi toda a linha da nossa vida, do nascimento até o dia de hoje. Quantos nós a rotina já não causou, penso. E, comparando com o rastro do nosso grande amor, por exemplo, poderíamos ver quantas vezes estivemos um ao lado do outro sem nos notar, até o dia em que as nossas linhas finalmente passam pelo mesmo ponto.


E se nós pudéssemos calcular quantos quilômetros já andamos, desde os primeiros passinhos até hoje? Será que daria para dar a volta ao mundo? Será que já daria para chegar na lua?


Ah, na lua, sim, eu já cheguei.


* Ilustração de Ana Oliveira

4 comentários:

  1. Da Mega Sena é msm um clássico.
    Saber oq falaram de mim por aí seria bom também: se não fosse para ficar feliz, serviria para me repensar um pouco.
    Comer e não engordar..ê, vida mansa!
    Mas oq eu queria msm era fazer o tempo ir bem devagarzinho, pra eu poder fazer mais coisas: viajar bastante, ler mais, curtir a pequenininha e, claro, ganhar dinheiro para pagar a coisarada toda.
    bju gde! =*

    ResponderExcluir
  2. se contássemos quantas vezes me perguntaram sobre a quantidade de patinhas de cachorro marcadas no asfalto do clube, acho que dava também pra chegar na lua.... =)
    morro de saudades!

    ResponderExcluir
  3. Eu gasto o dinheiro da Mega Sena quase que semanalmente! Sempre divido por igual entre nós 5 daqui de casa e logo penso: mamãe ajuda a família dela, papai ajuda a dele. Lucas cuida dos nossos amigos em comum. Eu vou guardar o de Luiza e com o meu, além das extravagâncias, vou ajudar meus amigos. Nas semanas que o prêmo é mais rechonchudo, meu amigos ganham apartamentos (todos no prédio que eu vou comprar e morar). Na semana que o prêmio não é tão MEGA assim, eles ganham carros ou viagens. No fim das contas só sobra a super poupança da Luiza e nós vamos viver de renda! hahahaha

    O teletransporte também faz parte ainda dos meus desejos. Já até criei várias regras, como as de trânsito, para que a idealização seja possível. No fim das contas minhas regras ficam tão rígidas que só será eficaz na economia de tempo. Mas já seria ÓTIMO né? Vc acredita que eu realmente ACREDITO que um dia isso será possível? =)

    Sinceramente eu não gostaria de ouvir tudo o que já disseram de mim. Mas, em se tratando de super poderes, eu adoraria o poder de ficar invisível de vez em quando! =o)

    Sabe outra coisa que eu sempre penso? Que eu adoraria ter nascido com um chip no cérebro. E que eu pudesse acessar esse chip sempre que quisesse. Adoraria entrar na pasta MEMÓRIAS e rever tudo o que começa a desbotar. Ou então recuperar aquelas lembranças da primeira infância que ninguém se lembra. Imagina saber como eu me sentia dentro do útero? Será que eu já pensava? Que tipo de pensamento, já que as imagens ainda não existiam? Nossa, isso eu ia adorar! Ás vezes eu fico super triste de saber que a Luiza não vai lembrar das coisas que vivemos agora, acredita? Queria que ela tivesse um chip também. =(

    Bom, deixa eu voltar. Como na lua não tem gravidade fico com medo de me perder de vez! =)

    ResponderExcluir
  4. Ahhh!! Eu não gostaria de ouvir o que já disseram de mim!! Acho que entraria numa crise existencial, mesmo que não houvessem tantas coisas ruins!! Eu ia me apegar a elas mesmo que fossem minoria!1 O que nunca é, né?!? hehehehe!! Mas a mega sena!! Ahhh!! Essa eu já ganhei um milhão de vezes em pensamento! E ganhei muito dinheiro! Nada de 2 milhões!! Uns 30 milhões pra cima!! hehehe!!
    Primeira visita e já tô falando pelos cotovelos!!
    Amei o blog! Viciei!!

    Beijo

    ResponderExcluir