sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Adorável Intruso - Parte II

O que irei contar aqui aconteceu há duas semanas, mais exatamente na tarde do dia 31 de outubro de 2010. Deitada na cama eu observava minha filha brincar com meu porta jóias. Ela vestia-se alegremente de vaidade, pulseiras, anéis e todos os colares que encontrava. Alcancei a máquina fotográfica, sempre preparada, e bati uma foto histórica. O disparo do flash coincidiu com o exato instante em que a vir-a-ser mulher apareceu, ainda que tímida, por entre os traços de criança. “A moça apareceu no rosto da menina”. Da minha menininha. 

Talvez eu tenha feito vista grossa ao anúncio da sua chegada, mas a verdade é que apesar das concordâncias perfeitas e das roupas e sapatos perdidos, enxergar uma moça ali naquele rosto que me era todo familiar foi um susto, uma revelação. Aquele esboço de mulher chegou sem pedir licença e foi alongando o nariz, inchando as maçãs e afinando em linhas retas as curvas do rosto infantil. Tudo assim, sem mais nem menos e de uma hora para outra.

E eu, que até então tinha a memória fresca do cheiro dos paninhos molhados de leite, dos seios doloridos e das roupinhas de algodão, fui arremessada para um espaço assustadoramente desconhecido. Quantas incertezas cabem no futuro de uma única pessoa?

Desde então venho imaginando que mulher será essa que se esconde e aos poucos se revela. O que fará ela e se netos um dia irá gerar. Quais pessoas ela trará para perto da minha vida. Que tipo de abraço ela me dará quando nos encontrarmos em corpos maduros. De quais assuntos conversaremos em tardes de domingo, sobre a minha cama, remexendo meu um-dia-antigo porta jóias.

 Imagem: Edward Myers


E para completar, ela não fala mais "nesde" desde hoje.
Para  Adorável Intruso (parte I) clique aqui.

14 comentários:

  1. ô Marina que fofo! Nossos pequenos crescendo não dá p imaginar muito não! Dá um medo! Na verdade é apavorante!
    beijão de uma mãe solidária!

    ResponderExcluir
  2. De arrepiar! Fico com o coração apertado só de pensar na Clara moça, o tempo passa rápido demais!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Os filhos deviam crescem em suaves prestações, né?
    É tudo muito rápido. Ainda mais nos dias que hoje, onde tudo que é rápido é tido como devagar!
    Oh, God!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Passa tão rápido e a gente nem vê... ai que saudades co meu bebêzinho...
    BJokas
    Naiara
    http://littlelittlediva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina,
    é assim mesmo.
    De repente o nosso bebê fica com carinha de menininha. Aí a gente pisca oolho e a carinha de menininha se foi e veio a carinha de mocinha. Susto! Um delicioso susto corregado de saudades e de expectativas para o próximo piscar de olhos.
    COmo crescem rápido, né?
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai, estas também são minhas reflexões. Ainda vejo a Isa tão pequena e penso: "que mulher ela será? como será a nossa relação? será que terei netos?" e por aí vai...bjo
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  7. Ai, me deu até um nó aqui... Só de imaginar Bento adulto, sem as fofurices de bebê e inevitavelmente longe dos meus olhos diários me fez querer cortar as asas do tempo...
    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Arrepiei, Nina. E eu aqui me acabando em devaneios vendo minha filha engatinhar e fazer a coreografia do pintinho amarelinho...

    ResponderExcluir
  9. Oi Marina, cheguei aqui pelo leite e prosa, e como lá, amei o texto! Lindo mesmo!
    Como eu disse por lá, essa linha do tempo.... essas heranças... são mesmo de arrepiar!
    bjos estou seguindo vc!

    ResponderExcluir
  10. Estou aqui com meus botões pensando em como eu não cheguei aqui antes... Li dois textos e estou encantada! Vou te seguir para nunca mais perder um texto seu!
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Lindo, lindo, lindo!!
    A gente viaja olhando nossa cria, né?
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Oh que lindo Nina! Belo texto e bela descoberta. Bom, eu posso falar sobre a minha menina, ela virou uma linda mocinha,quase mulher, desde pequena era uma fofa e se transformmou numa das pessoas que eu mais admiro. Acredito que contigo vai ser o mesmo.É lindo ter uma menina que vai te acompanhar, te apoiar, te entender, ser tua amiga sempre...

    ResponderExcluir
  13. Ah!!
    Vou privatizar o blog da MF e fazer um meu para interagir com mamães, mas quem já participa lá não quero deixar de fora!!
    Se quiser acompanhar o crescimento da pequena me manda um email para cadastrar!!
    danilopez14@gmail.com
    O link do novo blog:
    http://jardimdeamores.blogspot.com/
    Bjs!!

    ResponderExcluir