quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Injustiça

Apesar de sábado, acordei cedo porque queria terminar de ler meu livro em paz, antes que a casa acordasse. É certo que com o baile à noite eu deveria dormir um pouco mais. Afinal, já estou bem desacostumada com noites badaladas. Acordei assim mesmo.

Um cafezinho formaria um bom par com a leitura, mas qual foi meu desgosto quando chego na cozinha e me lembro pelo cenário encontrado da louça esquecida da noite anterior. Livro e café abandonados, bucha e detergente entram em ação.

O barulho dos pratos e copos desperta a filha, que logo pede sua mamadeira. Criança alimentada, resolvo trocar de roupa e ir ao supermercado (já que o plano de ler em paz foi por pia abaixo).

Bem humorada, escolho tudo para levar mais por menos, economizando bem o dinheiro do marido. Caixa, casa, cozinha, avental verde da vovó. Depois de uma semana estressante a família bem que merece um almoço especial feito com muito carinho.

Dessa vez, para não ter desgosto, lavo tudo antes mesmo de colocar a comida na mesa. Comemos todos com muita satisfação: eles pela comida, eu por agradá-los. O papo se estende e quando dou por mim já são três da tarde.

Tiro a mesa, lavo o que sujamos (terceira leva de louças lavadas) e finalmente pego a maleta de esmaltes para fazer a unha. Quero ser a esposa mais linda entre os colegas de trabalho do marido que lá estarão.

Filha rouba um esmalte para imitar a mãe. Esta borra as unhas tentando limpar as daquela. São dezessete horas no relógio.

Unhas finalmente feitas, começo a procurar os vestidos de festa no fundo do armário. Vê-los tão lindos me anima. Escolho um e vou passá-lo.

Antes da babá chegar dou banho na filha e esquento seu jantar. Marido entra no banho antes de mim.

Dezenove horas entro no banho, saio para atender a porta. Babá chegou. Agora com alguma folga, vibro de prazeres por poder me dedicar à maquiagem e ao cabelo.

Marido chega com camisa amarrotada para passar. Deixo a chapinha pela metade e vou de encontro com seu primo, o ferro elétrico. Alguns minutos depois volto ao banheiro e sou avisada de que em vinte minutos estaremos saindo para a festa. Ele, obviamente, está descansado, engomado e cheiroso.

Não fosse a minha própria imagem estar em jogo, iria assim mesmo: descabelada e desmaquiada, só para encher o marido de vergonha.

Quando o interfone toca estou a cinco minutos de estar razoavelmente pronta. Se a filha não tivesse percebido a saída iminente dos pais e começado um berreiro de partir-corações, diria até que teria chegado no carro da carona sem suspeitas de atraso.

No elevador, ainda escutando os soluços da filha e segurando as próprias lágrimas para não borrar a maquiagem, lembro do perfume que deixei de passar. E eu achando que seria uma daquelas noites de Cinderela, das cinzas para o luxo. Penso no meu livro e na promessa do café e sinto saudades. Talvez fosse melhor nem ir.

Entro no carro e escuto as desculpas dadas à carona pelo companheiro: “Você sabe como as mulheres são enroladas para aprontar.”



8 comentários:

  1. O comentário do companheiro no final foi de matar!!!

    ResponderExcluir
  2. I´ve been there and I know what you mean. It's not fair!!! Not at all!
    Miss ya, dear!

    ResponderExcluir
  3. Bom, não sei se estou em plena TPM, mas se tivesse sido comigo, eu matava. Ou não deixava assim ha
    E quanto ao seu comentário (custeia ver pq foi em post antigo), pensar realmente não faz mal, mas como no meu caso faço isso em excesso, aí eu tenho um grande problema.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Penso eu que tb mataria esse cidadão e talvez nem fosse preciso estar com TPM...
    Mas é assim mesmo, infelizmente, diga-se de passagem. Nós mulheres fazemos tantas coisas ao mesmo tempo e ainda não vi um homem que reconheça isso em sua plenitude...

    Blog bacana, estou lhe seguindo agora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!!
    Incrível a nossa jornada né..rsrsrs
    Mas porque será que os homens não compreendem??Sempre acham fácil demais ..afii
    ADorei seu blog, já estou te seguindo.
    Beijocass
    Ju e CLara

    ResponderExcluir
  6. Ai, que vontade de pegar e bater!
    Também gostei muito daqui, li uns posts antigos e achei tudo muito bacana, principalmente suas desventuras domésticas.
    Pode linkar sim, eu te linko de volta. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. É, tem hora que agente quer esganar o dito marido !!!
    O meu acha que se arrumar em um curo espaço de tempo, pq el enão afz nada pra ficar bonito é facil , eles tomam banho , se vestem, ajeitam o cabeloe passam perfume. Enquanto nós além de nos arrumarmos temos que arrumar as coisa spra eles ... aquela calça, a camisa ...
    Mas é isso ai neah

    ResponderExcluir
  8. Putz! Homens... O meu é igualzinho! rsrsrs

    ResponderExcluir