quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Papo Sério

Que o mundo é cheio de hipocrisia a gente já sabe. Mas tem hora que não dá para engolir.


Outro dia estava na praça observando uma conversa entre duas mães indignadas com o caso Richthofen. Sim, aquele da menina que ajudou o namorado a assassinar os próprios pais à paulada. Realmente foi caso para muita indignação.


Passado algum tempo uma das mães resolveu que estava tarde e gritou para o filho sair da areia para ir embora. Foram uma... duas... três vezes. Antes da quarta ela se levantou e sacou um grande tapa no bumbum da criança, que foi levada pelo braço parque afora.


Sei que a mesma maioria que fica perplexa diante da violência na televisão ainda, em pleno século XXI, defende a prática do “tapinha” na educação dos filhos. Tirando casos extremos que realmente não perdoam (e destes prefiro nem mencionar), esses pais explicam-se: “O tapinha não dói, é só simbólico”. Símbolo de que limites foram ultrapassados, dizem eles.


Agora me expliquem, senhores pais, se se trata de um elemento meramente simbólico, por que escolher justamente um tapa para representá-lo? Por que não escolher uma palavra, por exemplo? As palavras têm poderes imagináveis, acreditem! Amestradores de filhos parecem esquecer que crianças são seres também racionais. Ao contrário dos animais de circo, crianças não precisam de chicotes para entenderem o que devem ou não fazer. Usemos o dom que foi dado somente à nossa espécie: o dom da palavra.


Ao agredir uma criança simbolicamente a única idéia que uma mãe ou um pai consegue transmitir, ao meu ver, é: “eu sou maior e mais forte que você, um ser pequeno e indefeso. Se você não me obedece, você sofre (mesmo que simbolicamente), ponto final”. Até, é claro, a criança se tornar maior e mais forte que os pais.


Sei que muitas mães e pais defensores do tapinha devem estar magoados com uma acusação assim. Afinal, ninguém tinha a intenção de humilhar nem machucar o filho, não é mesmo? “É só simbólico”.


Pois parem para pensar: um tapa, mesmo sem dor, é um símbolo de violência contra uma pessoa que se ama. Escolham um símbolo menos contraditório, se o que vocês realmente querem é EDUCAR seus filhos.



6 comentários:

  1. Nina...
    COncordo 100% com vc!
    Tenho meu pequeno e graças à Deus peralta Giovani de 7 anos... um companheirão, um menino de ouro, mas q é ainda um bb pra mim!
    Converso mto com ele... e ele, pasme, 99% das vezes entende sem mãnha...
    Mas como é criança, tem hr da insistencia, hr dos porques, hr da birra... é normal... quem tem q consuzir isso? Eles próprios? Aprender com a 'vida'? rs... Ou nós, q somos pais?

    Lindo post!
    Obrigada!!!!

    Bjão
    da Li

    Ah, hj postei sobre minhas amizades!!!...
    e bom fds tb, claro!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Nina..foi bom ler esse blog para fortalecer mais em mim a melhor maneira de educar minha Helena..com paciência, carinho e firmeza. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Opa, tapa não é simbólico, é pra lá de concreto!!!!!!!!!!

    Bjin

    ResponderExcluir
  4. Sou psicóloga e vivo pregando o que vc escreveu, mas não sou mãe (ainda) e todas me falam espera ter filhos para ver...Bom, fico um pouco sem resposta...Mas concordo com vc...Um bjão adorei sua visitinha do meu blog AMEI o seu...é chiquérrimo

    ResponderExcluir
  5. É violência gera violência......

    Na minha época nunca se escutou que aluno bateu em um professor....Mas hoje pensando bem, já estamos em um tempo que o respeito já ñ existe mais...
    Alunos que batem em um professor muitas vezes já vem de uma casa cheia de conflitos...
    E se o professor apanha, é porque ele abusa da autoridade...

    Lembro quando estudava à noite a professora de ciência entra na sala e dá um berro daqueles..." Acorda guria, aqui ñ é lugar de dormir"

    Minha colega levantava às 5hs da manha todos os dias, dessa hora até a hora de ir pro colégio, ficava costurando o dia todo....

    Entao,na hora da troca dos professores....ela acabou dando um cochilo rápido...

    Agora me diz: Se essa colega fosse meio violenta e tivesse problemas em casa, o que aconteceria? A professora levava um pau ali mesmo....

    Por isso temos que ser bons pais e os professores se policiarem mais...

    Já ñ vivemos mais na época da palmatória....

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente odeio ver alguma atitude assim, fecho com vc...
    (Vi seu blog no blog da Amandica e passei pra espiar... adorei...)

    ResponderExcluir